domingo, 1 de agosto de 2010

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Atualmente as doenças crônicas que mais preocupam a sociedade estão relacionadas ao estilo de vida das pessoas e a má alimentação. Dentre elas percebemos que o câncer, a obesidade, hipertensão e as doenças cardiovasculares crescem gradualmente acompanhando o desenvolvimento populacional.
No passar dos anos observamos, que a alimentação apresenta um papel cada vez mais fundamental na vida das pessoas, de maneira que as propriedades desta dita saudável vão além de sua qualidade nutricional estrita.
Muito tem-se falado dos alimentos funcionais. Estes alimentos são definidos como qualquer substância ou componente de um alimento que proporciona benefícios para a saúde, inclusive a prevenção e o tratamento de doenças.
Sendo assim, incluí-los diariamente na dieta é fundamental para deixar a saúde em ótimas condições.
Abaixo, selecionamos alguns alimentos funcionais com suas propriedades e benefícios:

- ALHO E CEBOLA (Alicina e Compostos Derivados): Estudos apontam que muitos compostos desses alimentos exercerem atividades anticancerígenas e antiaterogênicas. Eles ainda estimulam a função imunológica e favorecem a redução do LDL-c .Um dente de alho por dia ajuda diminuir o colesterol e a pressão arterial.


- CHÁ VERDE (Compostos Fenólicos): tem ação antioxidante que reduz o risco de câncer (particularmente o câncer de estômago) e de doenças cardíacas, impedindo a formação e desenvolvimento de tumores. Melhora ainda a produção de suco gástrico e por isso, diminui a gordura abdominal. De 4 a 6 xícaras por dia ajuda reduzir os riscos de gastrite e câncer de esôfago).



- COUVE, BRÓCOLIS, REPOLHO, NABO entre outros vegetais crucíferos (Glicosinolatos): previnem câncer e doenças cardiovasculares por sua ação antioxidante nas células. Todos são ricos em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino;



- AVEIA, TRIGO E ARROZ INTEGRAL, entre outras (Fibras Glucanas): são resistentes à hidrólise (as fibras não são quebradas pelas enzimas do tubo digestivo), promovendo a sensação de saciedade precoce e retardando a absorção de carboidratos, açúcar e gordura. Também reduzem o risco de câncer, particularmente aqueles do trato alimentar, tais como câncer coloretal e gástrico. Usar 3 colheres de sopa por dia de farelo de aveia ou 4 colheres de sopa de aveia ajudam nesta prevenção.

- LEITES FERMENTADOS (Probióticos): previnem o câncer intestinal e colorretal o mesmo também participa no controle da glicemia. Esses microorganismos colaboram com o funcionamento e equilíbrio dos organismos benéficos da flora intestinal;



- PEIXES E AZEITES (Ômega 3): reduzem os níveis de colesterol sangüíneo e o risco de doenças cardiovasculares. Sabe-se hoje que a maior parte das doenças crônicas não-transmissíveis podem ser evitadas com o ômega 3. Uma colher de sopa de azeite de oliva é recomendado por dia; 180 gramas de (atum ou sardinha) por semana para reduzir risco de doenças do coração).

- SOJA E DERIVADOS (Isoflavona): reduzem a freqüência e intensidade dos sintomas da menopausa, previnem osteoporose, protegem contra o câncer (principalmente o de mama e o de próstata) e doenças cardíacas diminuindo ainda o colesterol "ruim o LDL" pela ação antioxidante da Isoflavona, que também combate os radicais livres; 150 gramas de grão de soja por dia ou uma xícara de chá ajudam nesta prevenção.



- TOMATE VERMELHO E GOIABA VERMELHA (Carotenóide Licopeno): protegem contra o câncer de próstata e contra doenças cardiovasculares o tomate na forma de molho tem ainda mais concentração de seu componente ativo neutralizando os radicais livres. Uma colher e meia (sopa) de molho de tomate ajuda na prevenção.

As pessoas não podem esquecer que tais alimentos não são milagrosos, eles devem fazer parte de uma alimentação equilibrada. A adoção dos alimentos funcionais em uma dieta deve ser orientada e acompanhada por um profissional nutricionista experiente que irá avaliar individualmente cada caso, procurando sempre buscar um balanço nutricional que atenda as necessidades específicas deste indivíduo. Pois o que pode ser bom para um, pode ser prejudicial para outro.



NUTRIÇÃO

WORKOUT TEAM

0 comentários:

Postar um comentário

 
Facebook Orkut Twitter